Vitaminas: onde estão e o que fazem por nós?

Afinal, o que realmente fazem pelo nosso corpo as vitaminas encontradas nos alimentos? Quais são as principais e onde estão presentes?

Quem responde as perguntas com conhecimento de causa é a  nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Cintya Bassi.

Quais as principais vitaminas?

vitaminasAs mais importantes são Vitamina A (Retinol), D (Calciferol), E (Tocoferol) e K (Filoquinona), que são lipossolúveis e algumas hidrossolúveis como B12 (Cobalamina), B1( Tiamina) e Vitamina C (Ácido ascórbico).

Quais suas propriedades e benefícios e por quais alimentos contém?

Vitamina A (Retinol)

Onde encontrar: fígado, gema de ovo, leite integral, folhas verde-escura, vegetais amarelos (nabo, cenoura, batata doce, abóbora, etc) e nas frutas amarelas (pêssego, melão, etc).

Benefícios: são importantes para visão noturna e para o desenvolvimento do esqueleto e das partes moles do corpo. Também possui papel importante na manutenção da estrutura epitelial normal.

Vitamina B1 (Tiamina)

Onde encontrar: carne de porco magra e germe de trigo são fontes proeminentes. Também no fígado, aves, gema de ovo, peixes, feijões secos, grãos integrais.

Benefícios: Ajuda no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Vitamina B12 (Cobalamina)

Onde encontrar:  leite integral, ovo e fígado.

Benefícios: Auxilia no funcionamento do metabolismo das células, especialmente as do trato gastrintestinal, medula óssea e tecido nervoso. Atua também no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos e ajuda na absorção e ao metabolismo de ácido fólico.

Vitamina C (Ácido ascórbico)

Onde encontrar: nas frutas cítricas, nas folhas vegetais cruas e nos tomates. Morangos, melões, repolho e pimentão verde também são boas fontes.

Benefícios: contribui na produção do colágeno, que mantém a pele firme.  Facilitar a absorção e transporte do ferro.

Vitamina D (Calciferol)

Onde encontrar: óleo de fígado de peixes, manteiga (em moderadas quantidades), gema de ovo e fígado.

 

Benefícios: Atua no crescimento e desenvolvimento, formação e manutenção de ossos e dentes. Previne o raquitismo.

Vitamina E (Tocoferol)

Onde encontrar: óleo de germe de trigo é a fonte mais rica. Presente também em vegetais verdes, gema de ovo, gordura do leite, manteiga, fígado, nozes e óleos vegetais como de soja, milho e algodão.

Benefícios: Antioxidante, reduz a ação de radicais livres, substâncias que provocam o envelhecimento. Protege as vitaminas A e Vitamina C, por evitar sua oxidação.

Vitamina K (Filoquinona)

Onde encontrar: vegetais de folhas verdes, especialmente repolho, espinafre, couve, alface e couve-flor, tomate, grão de trigo, feijões de soja, gema de ovo e fígado.

Benefícios: Atua no processo de coagulação do sangue.

Fonte: www.bolsademulher.com.br

Comentários ofensivos, abusivos ou com spam, fará com que você seja banido de comentar!