Por que os asiáticos têm os olhos puxados?

Alguma vez se perguntou por que os asiáticos como os japoneses, os chineses e os coreanos têm os olhos mais rasgados e pequenos que os ocidentais? Este facto tem feito com que muitos asiáticos sejam alvo de piadinhas ou comentários racistas.

puxados

Há quem diga que os olhos deles são mais fechados porque são sensíveis à luz solar. Um facto curisoso é que embora exista a ideia de que os olhos orientais sejam menores em comparação aos olhos ocidentais, a verdade é que o globo ocular tem o mesmo tamanho em qualquer parte do mundo. E ao contrario do que dizem, não exergam menos ou são mais sensíveis à luz em relação a outros povos. O que acontece é que a grande maioria dos asiáticos não tem uma dobra na pálpebra superior e, por isso, a pele cobre uma área muito maior do olho.

Na realidade, existem muitas teorias controversas à volta desta questão, embora a teoria mais aceite defenda que se trata de uma adaptação evolutiva dos mongloides, que terá sido o grupo que deu origem a todos os orientais. Os mongolóides surgiram no final da última era glaciar.Nessa altura, as condições climáticas eram muito duras, com muito vento, frio e neve que reflecte a luz do sol . Isso fazia com que as pessoas ficassem com os olhos mais fechados do que é normal, pois permitia reduzir a luminosidade que os atingia, evitando problemas de visão causados pela intensa radiação. Com o passar do tempo, eles foram-se adaptando às condições e daí resultou os olhos rasgados. Ou seja, tudo não passou de uma defesa que o corpo criou para proteger um dos sentidos mais importantes: a visão.

Comentários ofensivos, abusivos ou com spam, fará com que você seja banido de comentar!