Curiosidades sobre o sushi que talvez você não sabia

Sushi

sushi 1

Do mar são retirados os principais alimentos que compõem a cozinha japonesa. Em quase todos os pratos estão presentes peixes, algas e frutos do mar. Por ter uma geografia montanhosa, são escassos os espaços para o desenvolvimento da agricultura. Já a cultura do arroz pode ser produzida em áreas pequenas, sendo um dos produtos mais consumidos no país.

sushi 2

No Japão, antigamente, todos os peixes eram devidamente conservados no arroz cozido quando eram transportados para outras localidades. Os japoneses tinham o conhecimento de que o arroz liberava substâncias (ácido acético e láctico) que preservariam a qualidade por mais tempo. Assim, retirava-se a cabeça e as vísceras do peixe e o filé era conservado entre as camadas do arroz, ocorrendo um processo de fermentação natural, e adquirindo um sabor ácido. Esta técnica era comumente usada por pescadores, quando ficavam em alto mar, criando então o sushi prensado.
A técnica de conservação do peixe ao longo do tempo foi transformada num prato, e o sabor ácido, natural da fermentação, foi substituído por ácido acético, e posteriormente pelo vinagre. Por fim, foi acrescentado ao peixe e arroz com vinagre o shoyu.
Em meados do século XIV, os japoneses passam a consumir não somente o peixe como também o arroz, antes de sua fermentação. Surge deste modo o namanarizushi, que originou os diversos tipos de sushi conhecidos hoje em dia.

Tipos de Sushi

sushi 3

Uramaki

 

Arroz sobre folha de nori (significa alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolados de maneira que o arroz permaneça na parte externa. A palavra “Ura” quer dizer “fora”, e “Maki” quer dizer “enrolar”. Normalmente o uramaki vem com gergelim, servindo além de dar um sabor especial, como um belo enfeite. Depois de feito é cortado em seis unidades. O mais conhecido é o uramaki califórnia.

sushi 4

Califórnia
Esta é a versão americanizada de uramaki, citado anteriormente. É uma ótima opção para quem não aprecia peixe cru. Vem com kani, pepino e manga (ou abacate). Algumas vezes o sushiman inclui maionese, outras vezes cream cheese.

sushi 5

Hossomaki
É o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer “fino” e maki como já foi dito “enrolado”. Conforme o recheio que se usa, o hossomaki leva um nome diferente: Tekamaki (de atum), kapamaki (de pepino), shakemaki(de salmão).

sushi 6

Nigiri
Bolinho de arroz em forma alongada, coberto com fatias de peixe cru, ou ainda polvo e camarões. São preparados à mão, e sem ajuda de esteirinhas ou formas, sendo apresentados em pares.

sushi 7

Temaki
É o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. Seu nome significa “enrolado na mão”. A alga marinha do temaki precisa estar seca e crocante. Se você demorar para comer, a alga amolece devido a umidade e fica borrachenta.

A etiqueta para comer o sushi

sushi 8

Comentários ofensivos, abusivos ou com spam, fará com que você seja banido de comentar!